Cisto no punho pode acometer metade da população

 

O cisto sinovial (quisto) é o tumor mais comum da mão. Segundo o especialista em mão do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, Mateus Saito, estudos estrangeiros feitos com ressonância magnética em pacientes sem queixas, mostram que 50% da população pode ter algum cisto no punho. “A maioria passa desapercebido, mas alguns podem incomodar”, diz.

 

O cisto pode surgir de maneira espontânea, associado a alguma lesão ligamentar ou doença inflamatória. Ele se forma quando o líquido que lubrifica a articulação extravasa da cápsula articular e forma uma “bolha”. “Estima-se que uma a cada cinco pessoas que apresentam dores no punho tenha o cisto como causa da dor”, fala o ortopedista.

 

A localização mais comum (sete em cada dez) do cisto sinovial é no dorso do punho.

 

Segundo o especialista, é importante realizar um diagnóstico da lesão através de exames físicos e de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética). “Tumores sólidos podem ter sintomas semelhantes aos dos cistos”, alerta.

 

 

O tratamento do cisto depende de sua localização. “Ele pode variar de  uma simples observação até uma cirurgia aberta ou artroscópica”, finaliza Saito.

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Posts Em Destaque

Dicas para prevenir a dor nas mãos

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo