Adaptações à prática esportiva nas lesões de mão

Recebo no meu consultório muitos pacientes que lesionaram a mão e tiveram como recomendação o repouso da prática esportiva e da academia.

 

Esta conduta não está errada porém,  há possibilidade de adaptar o treinamento para manter o resto do corpo condicionado e manter a qualidade da saúde.

 

O paciente, desde que orientado por um professor capacitado, pode manter o seu treinamento para o membro superior mesmo com uma lesão na mão.

 

Em qualquer lesão da mão, pode-se manter o treinamento com o uso das tornozeleiras presos ao punho e aparelhos como o “peck-deck”, acionado pelos antebraços e cotovelos.

 

Podemos dividir as lesões em lesões do punho e dos dedos. Dependendo do local da lesão, alguns aparelhos podem ser utilizados. Por questões de segurança, prefere-se os aparelhos aos pesos livres.

 

Aparelhos que realizam o movimento de “puxada”, como a puxada alta (anterior e posterior) podem ser utilizados a partir de um certo momento mesmo nos pacientes com lesão no punho. Esses aparelhos,  porém, devem ser evitados nos pacientes com lesão nos dedos.
 

Já os aparelhos de apoio, como o supino, desenvolvimento e a flexão de braço podem ser utilizados pelos paciente com lesão nos dedos e evitados pelos pacientes com lesão no punho.

 

 

Aparelhos que necessitam da empunhadura com pressão sobre o punho, como rosca e tríceps podem ser indicados em casos especiais.

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Posts Em Destaque

Dicas para prevenir a dor nas mãos

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo