Saúde das Mãos
Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel do carpo acontece quando há uma compressão do nervo mediano do punho.
O túnel do carpo é uma passagem que existe na parte anterior do punho (“pulso”), por onde passam tendões que controlam o movimento dos dedos. Qualquer fator que leve a diminuição do espaço dentro do túnel pode causar a compreensão do nervo mediano e prejudicar sua função. Esta diminuição pode acontecer : pelo desgaste da cartilagem (artrose) do punho; em gestantes devido ao acumulo de líquido no corpo; e outras causas metabólicas como o hipotiroidismo e o diabetes.
Os principais sintomas da síndrome são: dor e formigamento, ou queimação nas mãos e nos dedos. Muitas vezes aparece no meio da noite ou após uma atividade intensa nas mãos.
Gênero feminino, sobrepeso, diabetes, e abuso excessivo de bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores de risco para o surgimento do problema. “Geralmente é feito um tratamento conservador, como controle da doença de base, uso de anti-inflamatórios, talas e exercícios por seis semanas. Caso não haja melhora, a cirurgia é uma boa alternativa”, finaliza Saito.
Evite a síndrome do túnel do carpo, veja algumas dicas:
-
Evite sobrepeso
-
Evite atividade em que os punhos fiquem muito flexionados ou estendidos
-
Cuidado com postura da cabeça e do pescoço, a má postura pode comprimir as raízes do nervo mediano
-
Caso tenha diabetes ou hipotiroidismo, controle a doença
-
Em caso de formigamento nas mão, procurar um médico